Jesus-Cristo

Jesus Cristo, o maior de todos os educadores

Quando voltamos nossa atenção a Jesus Cristo, Senhor e Salvador dos homens, tendo como ponto de vista a educação cristã, não nos deixa dúvidas de que o Mestre foi quem mais contribuiu para o enriquecimento da pedagogia católica. Por causa de suas palavras, ensinamentos e pregações, faz juz, facilmente, ao título de maior educador de todos os tempos.

“Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.” (Jo 13, 13)

Jesus foi um educador por excelência. Suas atitudes, sabedoria e ensinamentos, somados à Sua sensibilidade de ir ao encontro de todas as pessoas, as acolhendo, escutando, advertindo e ensinando, possibilitou nova vida a muitos. Além de um educador, foi o maior incentivador para que elas mudassem de vida.

A educação católica perderia totalmente a sua identidade específica se deixasse de lado a centralidade da pessoa de Jesus Cristo. O educador cristão católico é um discípulo que se identifica com Cristo e busca configurar-se com suas atitudes e com os seus ensinamentos que revelam a verdade de Deus, que se faz um com o Filho e com o Espírito Santo.

Jesus Cristo, educador por excelência

Em Jesus Cristo, são diversas as formas de inspiração que os educadores católicos devem trazer em si para compreender como devem relacionar-se com o próximo. Seja no ensino, na aprendizagem, no discernimento, na correção, nas intervenções diante dos problemas, nas crises, na dor, na alegria ou nas situações de pressão, ele deve ser o educador por excelência.

“Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los” (Jo 8, 2)

Jesus foi o tempo inteiro um educador, e os Evangelhos estão repletos de situações onde o Senhor está constantemente ensinando o seu povo: nas ruas, no deserto, nos caminhos, nos montes, na beira de um poço, na casa de amigos, nas sinagogas, no templo, na família, no tribunal, na cruz. Até mesmo o ladrão crucificado ao seu lado teve a oportunidade de conhecer a Verdade anunciada tão precisamente e rapidamente pelo bondoso mestre. (Lc 23, 33-34, 39-43)

“O povo estava maravilhado, pois ele ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas.” (Mc 1, 21-22)

A excelência de Jesus Cristo enquanto educador está totalmente presente no seu ser, desde em suas palavras, até em seu agir. Nele, vemos suas atitudes educativas, sensibilidade pedagógica, conteúdo de ensinamentos, linguagem acessível, percepção crítica, cuidado e compaixão para com todos. Jesus Cristo não é exatamente um professor, mas sim o Mestre dos mestres.

Jesus-Cristo

Uma missão confiada por Jesus aos seus discípulos

Jesus Cristo dedicou-se à formação dos seus discípulos, sempre consciente de que a meta da educação é a conversão. Ele preparava a mente e o coração humanos para acolher a salvação por Ele oferecida.

O Senhor não esperava por seus educandos, mas ia ao encontro deles percorrendo toda a Galileia, entrando nas cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, sempre anunciando o Reino de Deus. Jesus Cristo educou seus discípulos para a dimensão espiritual quando lhes ensinou a rezar e lhes falou do Reino de Deus, despertando neles o compromisso de fraternidade, perdão e partilha (cf. Mt 6, 9-13; 13,1-33).

Muito atento às necessidades das pessoas menos instruídas, Jesus utilizava as parábolas, histórias simples e de fácil compreensão sobre a mensagem central. Elas eram uma forma de ensinar assuntos complexos, permitindo que a Verdade de Deus fosse acessível a todos.

“Por que lhes fala em parábolas?” (Mt 13, 10) 

Jesus foi tão bom em educar as pessoas que estavam na sinagoga, que o povo ficava maravilhado com os seus ensinamentos, cheios de sabedoria, autoridade e feitos maravilhosos (cf. Mt 13,54; Mc 1,27; Lc 4,22).

Humilde e ciente de sua missão, Jesus dizia: “a minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quer cumprir a Sua vontade, saberá se a minha doutrina é de Deus ou se falo por mim mesmo” (Jo 7,14-17).  Aqui, Jesus nos ensina que o educador católico não ensina aquilo que quer, mas o que vem de Deus e que nos é respaldado pela tradição da Igreja.

A tarefa de educar faz parte da missão que Jesus confiou aos seus apóstolos: “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as (…) e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei.” (Mt 28,19-20; Mc 16,15). 

Porém, devemos lembrar que não são apenas os 12 que são discípulos de Cristo. Todos nós o somos e, por isso, levamos em nós a certeza de que esse é o principal objetivo de um colégio confessional católico e de que a missão que Jesus confiou à Igreja certamente tem uma dimensão educativa.

Jesus é o Mestre que se torna o modelo para todo educador. O seu ensino atinge todas as gerações.

Seguindo os seus passos, muitos aprenderam a divulgar a boa-nova do Reino de Deus, inclusive nosso padroeiro São Paulo Apóstolo. Todos somos convidados a uma vida de conversão e ao amor a Deus e ao próximo. 

Como discípulos do maior de todos os educadores, assumimos também este caminho: de educar para o bem e para as virtudes, contribuindo para uma educação solidária, humana e que leve as pessoas a Deus.