oração familiar

9 dicas para que a oração familiar seja bem-sucedida

A oração familiar pode ser um pouco desorganizada, especialmente quando se está começando a dar os primeiros passos e se há crianças pequenas envolvidas. Mas isso nunca deve ser impedimento para que esses momentos ocorram; ao contrário, deve-se buscar evoluir com a prática para aumentar a espiritualidade em família.

Caso a sua família esteja passando por essa dificuldade, saiba que você não está sozinho: várias gerações de famílias cristãs tiveram a mesma experiência. Seu filho está usando o rosário como estilingue? Sua filha adolescente reza com os dentes cerrados?

O mais velho está chutando o de dez anos enquanto você reza o Pai Nosso? Acalme-se: são problemas comuns, principalmente com os jovens.

Para que os seus momentos de oração familiar sejam cada vez melhores, vamos deixar algumas dicas a seguir.

Oração familiar: 9 dicas de sucesso

1. Criar o hábito

Encontre um horário regular para rezar e faça disso um hábito. Seu tempo de oração familiar pode ser diário ou uma vez por semana, como domingo à tarde ou quarta-feira à noite, por exemplo.

Os psicólogos dizem que pode levar meses de persistência para desenvolver um hábito. Uma sugestão aos pais é a de ligar a oração familiar a outro hábito cotidiano.

Seus filhos mais novos já têm uma rotina de dormir? Esteja junto deles no quarto para orar. Sua família faz as refeições com todos juntos? Conduza um breve período de oração no início e no final da refeição.

Há outras oportunidades que podem ser utilizadas para a oração familiar: o tempo antes da Missa, o trajeto para a escola, durante o dever de casa e entre outras. Qualquer uma dessas atividades pode ser um motivador para a oração familiar.

2. Começar desde pequenos

Começar quando os filhos ainda são pequenos facilitará que a oração familiar se torne um hábito. Começar com pouco tempo e ir aumentando gradativamente também é uma boa forma.

De início, uma bênção de dez segundos pela manhã será suficiente. Depois aumente para orações que levem cerca de um minuto para serem recitadas. Com o tempo, insira orações espontâneas, incentive-os a rezar que, facilmente, esses momentos de oração familiar durarão cerca de dez minutos.

3. Encontre um estilo de oração que se adapte à família

Experimente diferentes práticas de oração até encontrar uma que funcione para a sua família. Rezar o terço, ler e meditar versículos bíblicos, orações espontâneas, preces de agradecimento, partilhas, enfim: encontre uma forma de oração que se adeque aos membros da família.

4. Deixe as crianças liderarem

Dar às crianças escolhas, sugestões e oportunidades de liderança é uma ótima maneira de envolvê-las e também prepará-las para orar por iniciativa própria.

Enquanto condutoras do momento de oração familiar, as crianças vão se sentir úteis, criarão maior afinidade com os pais e ganharão ainda mais confiança para fazer a oração sempre que solicitadas.

5. Ore agora, deixe para discipliná-los depois

A menos que as crianças estejam em perigo de se machucar ou de quebrar algo, ignore o comportamento delas e concentre-se em sua própria oração. Se houver pausas constantes durante a oração para corrigir o comportamento delas, a oração familiar será ainda mais prejudicada.

Ensine-as sobre a importância de se comportar após a oração e deixe claro que a postura dela deve ser melhor durante a próxima vez.

6. Fique com ele para estabelecer novas expectativas

As crianças costumam ser resistentes a novas rotinas ou mudanças nos seus hábitos. Faça com que elas participem da oração familiar, mesmo que resistam inicialmente.

À medida que a oração se torna um hábito e você encontra as práticas de oração que melhor se adaptam à sua família, você começará a ver os frutos de seus esforços.

7. Explique o motivo de estarem orando

Se seus filhos fizerem perguntas sobre por que estão rezando ou o motivo de estar sendo de uma nova maneira, ofereça a eles uma breve explicação. As crianças são naturalmente curiosas e os questionamentos podem demonstrar interesse por parte delas em se aprofundar no que está acontecendo.

Aproveite as perguntas para oferecê-las conhecimento e explicar sobre a importância da oração para se manter um diálogo com Deus e a harmonia familiar.

8. Seja paciente

No início, pode ser que venha à mente o pensamento: “Na verdade, não oramos. Foi muito bagunçado e apenas recitamos as orações”. Mesmo que você não tenha sentido ou percebido, foi oração, pois todo o esforço feito em direção a Deus foi por Ele recebido. E isso é recompensador e motivador para seguir em frente com a oração familiar, evoluindo a cada dia.

Em um dia, você e seus filhos estarão em oração em família com muita desenvoltura e se descobrirão cercados pela presença de Deus.

A família é o primeiro e principal ambiente no qual devem ser cultivadas as virtudes. Descubra 3 virtudes essenciais para ensinar e trabalhar com os filhos.

Tags: No tags

Comments are closed.