Nos últimos anos, ficou nítido para todos os brasileiros que nosso país está mal. Não temos a quem recorrer, e apenas a sociedade pode se organizar e decidir o futuro da nação. Uma coisa está na base de todos os nossos problemas: a educação. Frequentemente somos os últimos colocados em quase todos os testes de educação realizados no mundo, e isso não é por acaso.
Hoje a educação já não abrange toda a sua largura. Deixamos a educação das pessoas de lado para, quando muito, focar apenas na educação profissional. Ou seja, poderemos até formar um bom médico, mas ele não conseguirá se manifestar como cidadão frente aos problemas do país, pois não sabe como fazer isso. Vemos os reflexos do que se tornou a educação no nosso dia-a-dia. Atualmente, fazer uma operação matemática, ler e entender um poema são problemas complexos para um estudante. Entretanto, essas habilidades deveriam ser desenvolvidas naturalmente no processo de educação dos jovens. O Colégio São Paulo Apóstolo tem a missão de corrigir essas lacunas no desenvolvimento das crianças, fazendo com que o aprimoramento intelectual de cada uma delas seja do mais alto nível. Em algum momento, todas as pessoas se perguntam: “por que existo?”. Não vamos medir esforços para que toda criança, com poucos anos de vida, saiba naturalmente responder a essa pergunta, sem hesitação: “existo para conhecer e amar a Deus”.Portanto, a educação deve ser voltada para esse fim. Educar é desenvolver as potências da alma para conhecer e amar a Deus.
Dessa forma, levaremos todas as crianças confiadas a nós alcançar a sabedoria por meio do desenvolvimento intelectual e das virtudes, tornando-se cidadãos capazes de modificar suas vidas, e a dos seus próximos, de forma positiva. Essa é nossa missão. Certamente, para alcançá-la, precisamos de humildade e da Graça Divina. Por isso, devemos confiar no que São Paulo escreveu: “Caritas Christi Urget Nos”, "O Amor de Cristo nos impele".