bíblia criança

O que a Bíblia fala sobre as crianças?

Uma análise detalhada do texto bíblico, tendo como ponto de atenção principal a figura das crianças, é capaz de nos revelar que os pequenos são muito importantes na Bíblia. As crianças desempenham um papel valioso conforme a mensagem bíblica é revelada.

Não há dúvidas: Deus ama e protege as crianças. E a Bíblia demonstra que elas são muito habilidosas em entender as coisas de Deus. 

O Senhor, por diversas vezes, utilizou as crianças como mensageiras e modelos (1 Sm 3, 1-14). Principalmente em momentos em que os adultos estavam desviados, infelizmente comprometidos com o pecado, ao ponto de se tornarem incapazes de ouvir o chamado de Deus e atendê-Lo.

A Bíblia, no Novo Testamento, conta que os próprios discípulos mantinham entre si uma discussão tola sobre quem entre eles seria o maior no Reino por vir. Jesus, de forma muito sábia, pegou uma criança em seus braços e declarou: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.” (Mt 18, 1-3)

No mesmo relato bíblico é possível apreciarmos um pouco mais sobre a sabedoria de Jesus e o seu apreço pelos pueris. Não é comum colocar crianças como exemplos em discussões sérias.

Mas Jesus, sempre preocupado em educar e ensinar, além de ser muito afável com as crianças, presta-lhes a devida atenção e respeito ao inseri-las e eternizá-las neste ensinamento.

As crianças e seu destaque nos textos da Bíblia

A Bíblia ensina claramente que é preciso levar as crianças a sério, porque com certeza Deus o faz. Isaque, Samuel, Davi, Miria e o próprio Jesus, entre outros, são citados nas Escrituras em momentos de suas vidas em que eram crianças.

O Salmo 127 as apresenta como uma bênção de Deus às famílias. Já o Salmo 8 reconhece-as como grandes adoradoras de Deus, considerando esse um dom natural que elas têm, e não algo que apenas se desenvolva com o seu crescimento. 

Muitos dos graves problemas que elas são vítimas nos dias de hoje já existiam à época dos textos bíblicos. Os profetas sempre agiram contra as ofensas praticadas contra as crianças.

As Escrituras mostram que Deus não está alheio aos seus problemas. Em Deuteronômio 10, 18, a Bíblia mostra que Deus está atento à causa dos órfãos, por exemplo. Em diversas outras passagens do Antigo Testamento, é relatado que Ele é o protetor daqueles abandonados por seus pais.

Momentos da Bíblia em que as crianças são destacadas

Deus escolheu vir ao mundo para revelar-se primeiramente como um bebê e como uma criança 

Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio ao mundo como uma criancinha pequena e indefesa. Isso nos faz remoer nossos próprios preconceitos. Sabemos que um bebê é pequeno, sem forças, dependente de cuidados e vulnerável.

Os Reis Magos, possivelmente homens de grande cultura, acostumados a ver riquezas diversas, atravessaram uma grande distância para ver o Messias de Deus. Encontram uma manjedoura e quem estava nela? Uma criança. (Mt 2, 1-2)

Os anjos da guarda das crianças têm um acesso especial ao Pai

É isso que está sendo dito em Mateus 18, 10 – e mais uma vez na voz de Jesus – sobre os cuidados dos anjos para com as crianças: “os anjos dos pequeninos contemplam sem cessar a face de meu Pai”. 

Os adultos devem amar, respeitar e receber as crianças

Jesus demonstrou para nós sua preocupação pelas crianças com uma abordagem própria. Ele insistiu que seus discípulos recebessem as crianças e que não as atrapalhasse a se aproximarem dele. “Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais.” (Mt 19, 14)

Os pais são os cuidadores primários das crianças

É responsabilidade dos pais cuidar de suas crianças e o Senhor confirma isso ao dizer que elas serão abençoadas se os honrarem. (Ex 20,12)

Deus quis que seu filho fosse criado por uma família: a Virgem Maria e São José (Lc 2, 48). A vivência de Jesus, ainda como criança, ensina sobre o modelo perfeitamente idealizado pelo Criador para que as crianças nascessem nesse mundo: acolhidas pelos braços de um pai e de uma mãe.

Mais uma vez a figura de uma criança é utilizada na Bíblia para comunicar uma vontade de Deus ao seu povo.

Jesus também manifesta uma grande consideração em relação à capacidade das crianças de entender a fé. 

O próprio Jesus é visto deixando maravilhados os anciãos religiosos do templo (Lc 2, 42-51) com sua sabedoria, quando ainda era um menino de 12 anos de idade. Ele também chamou a atenção dos sacerdotes e dos mestres da lei quando estes o questionaram sobre o louvor vindo da parte das crianças – que gritavam no templo “Hosana ao filho de Davi” – e a consideração delas para com Jesus. (Mt 21, 16)

Jesus, ensinando sobre arrependimento e juízo, mostrou muita admiração pela sabedoria de Deus Pai ao dizer “eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequenos”. (Mt 11, 25)

Leia também: Beata Imelda Lambertini e o amor puro pela Eucaristia

A Bíblia diz muito sobre as crianças. A Palavra de Deus nos ensina a não subestimarmos a capacidade delas de absorver, compreender e serem nutridas pelos ensinamentos divinos. 

A figura da criança é utilizada sabiamente pelos textos bíblicos para nos ensinar sobre pureza, inocência, amor pela família e nos ilustrar todas as características que Deus quer que seus filhos tenham para viver com Ele no Reino dos Céus. 

Inclusive, a leitura da Bíblia pelas crianças, principalmente das passagens que as têm como personagens, deve ser incentivada para que elas possam utilizar o texto bíblico para refletir sobre si mesmas e aprender a mensurar sobre o amor de Deus por elas.

Por fim, pode ser que ainda seja misterioso aos nossos olhos, mas as crianças são um grande sinal sobre o Reino de Deus que está por vir: “o lobo será hóspede do cordeiro, o touro e o leão comerão juntos, e uma criança pequena os conduzirá.” (Is 11, 6)

Tags: No tags

Comments are closed.