Os erros modernos na educação levam a não direcioná-la à formação sobrenatural, mas ao que o Papa Pio XI chama de naturalismo pedagógico. Não corrige as inclinações desordenadas da pessoa nem ordena as boas.
O naturalismo, sobre o qual adverte Pio XI, dá uma vazão catastrófica à educação, pois tudo passa a se basear na libertação dos chamados instrumentos de opressão, dentre os quais estão os meios tradicionais de educação e a própria escola. O erro está também em todo o sistema que apela para uma autonomia deliberada e ilimitada da criança, ao ponto de suprimir a autoridade do educador.
“Toda forma de naturalismo pedagógico que, de alguma forma, exclui ou enfraquece a formação cristã sobrenatural no ensino da juventude, é falsa. Todo método de educação fundado total ou parcialmente na negação ou esquecimento do pecado original e da graça, confiando nos únicos poderes da natureza humana, é incorreto. Tais, em geral, são aqueles sistemas modernos com vários nomes que apelam a uma pretendida autonomia e ilimitada liberdade da criança, que diminuem ou mesmo suprimem a autoridade e ação do professor, atribuindo à criança uma primazia exclusiva de iniciativa e uma atividade independente de qualquer lei superior, natural ou divina, no trabalho de sua educação.” (Trecho retirado da Encíclica Divini Illius Magistri, do Papa Pio XI)
Há ainda um levante em favor da alfabetização tardia, baseada no chamado construtivismo e ideias progressistas do iluminismo, no qual o homem é composto como ator principal da história, no lugar de Deus. Por esta construção, surge uma pedagogia revolucionária, na qual há uma excessiva centralidade no aluno ativo, de modo que o professor passa a ser apenas um colaborador.
A função do mestre de passar o conhecimento adquirido torna-se prejudicada e dá vez ao “descobrimento individual” do aluno, dando margem a todo tipo de relativismo. Vemos os reflexos do que se tornou a educação no nosso dia a dia.
Ler e entender um poema ou fazer uma regra de três são problemas complexos para um estudante hoje. Mas isso deveria ser algo trivial no processo de educação dos jovens!
A educação clássica, por exemplo, busca cultivar a sabedoria e a virtude, para que o aluno seja capaz de pensar e aprender. Sua finalidade é a felicidade humana, que consiste na contemplação da Verdade, na contemplação de Deus!
O colégio São Paulo Apóstolo nasceu do esforço de várias famílias da cidade de Foz do Iguaçu que, preocupadas com a educação dos filhos, resolveram estudar a fundo o que é educação. Estamos nessa caminhada há 5 anos, mas nunca sozinhos. Fazemos parte de mais de 400 grupos no país que estão prestes a abrir seus colégios também.
Se você acredita que a educação deve ter o princípio fundamental de formar o homem a fim de elevar sua dignidade ao nível da Sabedoria Divina, o colégio São Paulo Apóstolo é o futuro do seu filho!
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