A finalidade da educação cristã é contribuir com a graça divina na formação da pessoa humana. É uma missão sublime formar o Cristo nas almas dos jovens. Ele deve ser manifestado em todas as ações do cristão.
Por essa razão, a educação cristã deve abranger toda a extensão da vida humana: corporal, espiritual, intelectual, moral, doméstica e social. Sempre segundo os exemplos e a doutrina de Cristo.
É nessa linha de raciocínio que o papa Pio XI discorre sobre a educação cristã em sua encíclica Divini illius magistri. Separamos 5 pontos mais relevantes que estão presentes no documento.
Boa leitura!
1 – Educação Cristã: essência, importância e excelência
Pio XI começa ressaltando a importância de não errar na educação nem em sua finalidade última. Como a educação consiste fundamentalmente em preparar o homem para o que ele deve ser e fazer na terra, a fim de atingir o fim sublime para o qual foi criado, “é claro que, assim como não se pode dar verdadeira educação sem que esta seja ordenada para o fim último, […] depois que Deus se nos revelou no Seu Filho Unigênito que é o único «caminho, verdade e vida», não pode dar-se educação adequada e perfeita senão a cristã.”
São com essas palavras que Pio XI inicia esse importante documento. Podemos perceber a importância da educação cristã – que visa assegurar aos educandos o Bem Supremo, isto é, Deus – não somente para cada pessoa, mas para as famílias e para toda a sociedade.
2 – A missão educativa da família é direito anterior ao do Estado
O sucessor de Pedro explica, em sua encíclica, que a família obtém diretamente de Deus a missão e, portanto, o direito de educar os filhos, direito esse inalienável porque inseparável da obrigação estrita, direito anterior a qualquer direito da sociedade civil e do Estado, portanto inviolável.
Para obter uma educação perfeita, destaca igualmente a importância de assegurar que as circunstâncias e o meio correspondam exatamente ao fim proposto. Nesse sentido, será duradoura se a família cristã for bem ordenada e disciplinada; e mais eficaz de acordo com o bom exemplo claro e constante dado, primeiramente pelos pais, seguido pelos outros membros da família.
Leia também: Escola e família: como podem trabalhar juntas?
3 – Educação sexual
Um perigo gravíssimo que Pio XI destaca é o naturalismo que hoje invade o campo da educação na delicada questão da pureza moral. Segundo ele, muito comum é o erro daqueles que, com pretensões perigosas, propagam uma chamada “educação sexual”, falsamente imaginando que podem proteger os jovens contra os perigos da sensualidade e da objetificação do ser humano por meios puramente naturais.
Finaliza citando Silvio Antoniano: “Em termos gerais, durante o período da infância, basta empregar os remédios que produzem o duplo efeito de abrir a porta à virtude da pureza e fechar a porta ao vício” (Dell ‘educazione cristiana dei figliuoli, lib . II, e. 88).
4 – A educação cristã deve ter bons mestres
Segundo Pio XI, escolas perfeitas são o resultado não tanto de bons métodos, mas de bons professores. Professores, esses, preparados e bem fundamentados no assunto que devem ensinar; possuidores das qualificações intelectuais e morais exigidas por seu importante cargo; nutridos por um amor puro e santo pelos jovens que lhes foram confiados, porque amam Jesus Cristo e a Sua Igreja, da qual são filhos prediletos.
5 – Necessidade de vigilância mais extensa e cuidadosa
Por fim, finaliza lembrando do mundo e seus perigos, especialmente nos livros, no cinema e na mídia: “Hoje em dia, mais do que nunca, é necessária uma vigilância extensa e cuidadosa, visto que os perigos de naufrágio moral e religioso são maiores para os jovens inexperientes. Especialmente isso é verdade para livros ímpios e imorais, muitas vezes diabolicamente circulados a preços baixos; do cinema, que multiplica todo tipo de exibição; e agora também do rádio, que facilita todo tipo de comunicação.”
Do mesmo modo que esses meios – destaca ele – podem servir à reta educação de princípios sólidos, também é verdade que frequentemente são usados como um incentivo para as paixões desordenadas e para a ganância.
A missão mais importante de um colégio confessional é mostrar o caminho proposto por Jesus e formá-los para a vida eterna. Os pais católicos precisam se atentar para que a educação cristã esteja de acordo com a fé professada pela Igreja.
Conheça mais sobre o colégio São Paulo Apóstolo!
Se você deseja que seu filho tenha uma educação em vista de alcançar o fim sublime para que foi criado, conheça nosso colégio e permita que seu filho faça parte de uma nova geração.
Telefone: (45) 3525-3566
Whatsapp: (45) 9143-9168
E-mail: [email protected]
Endereço: Travessa Rio Negro, 19 – Campos do Iguaçu – Foz do Iguaçu – PR CEP: 85870-550