escola e família

Escola e família: como podem trabalhar juntas?

Educar os filhos para o Bem é o dever de pais e mães. Não deixe a mentalidade de ‘educar filhos para o mundo’ adentrar na sua casa. Uma família católica educa os filhos para o céu. Nesse intuito, escola e família podem trabalhar juntas no crescimento físico, espiritual e intelectual.

Nosso patrono, São Paulo Apóstolo, afirma que “sem a doutrina do Senhor não é possível educar”, e deixa um claro recado aos pais quando diz “pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor.” (Ef 6,4).

Por meio de exemplos, podemos ensinar as crianças sobre os valores e a fé cristã. Jovens e crianças compreenderão melhor sobre o grandioso amor de Deus ao ver sua família e educadores tendo atitudes amorosas para com o Senhor.

Dessa maneira, os ensinamentos serão melhor assimilados e nós conquistaremos o objetivo de ensiná-los a viver seguindo os valores cristãos. Quando ensinados desde cedo, os valores cristãos vão sendo fortalecidos durante o desenvolvimento da criança, aprofundando a sua fé por meio daquilo que foi recebido de pais e educadores.

Leia também: Por que escolher uma escola católica?

Tomamos essa como a nossa missão: educar os jovens de hoje para que sejam cidadãos de bem, com valores, comprometidos com a fé e conscientes de que o melhor preparo disponibilizado em suas vidas é aquele que os permitirá, pelos exemplos de Cristo, viver para sempre na presença de Deus.

Escola e família: um trabalho em conjunto

A família é a primeira e principal responsável pela educação dos filhos e a escola serve como complemento. O educador tem uma característica singular: a transmissão da verdade. Para o educador católico, qualquer verdade é uma participação da Verdade – com “V” maiúsculo.

A educação de casa e da escola não podem ser estanques, não podem se contradizer. Se elas se contradizem, o educando ficará confuso e se deixará levar pelo que é mais fácil, ao invés daquilo que é bom e virtuoso.

O ser humano tem inclinações más. Um meio de vencer as más inclinações e fortalecer as boas é estabelecendo uma cooperação entre escola e família.

Escola e família juntas favorecem o pleno desenvolvimento do educando. Os pais que conhecem e acompanham o plano pedagógico da escola são capazes de identificar quais potencialidades seu filho precisa desenvolver e em que aspectos precisa melhorar.

Além da reunião escolar

A reunião escolar é um momento propício para que escola e família troquem ideias, compartilhem experiências, dificuldades. Mas essa parceria vai além da reunião de pais e mestres. O contato dos pais com a escola é fundamental no desenvolvimento dos alunos.

Escola e família colaboram no plano de formar bons cidadãos. Ser um bom cidadão é uma consequência de ser um fiel cristão católico. Pais e professores que pensam juntos conseguem definir objetivos educativos em vista da melhora pessoal do aluno.

É de Foz do Iguaçu? Entre em contato e conheça mais sobre o Colégio São Paulo Apóstolo!

Tags: No tags

Comments are closed.