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Educação Católica: conheça o método de Santo Inácio

A educação católica possui uma identidade única. Ela busca inserir em seus métodos valores, princípios fundamentais e meios pedagógicos que são compactuantes com a fé católica.

A família pode escolher ter o amparo de instituições católicas para ensinar os seus filhos sobre a grandeza da dignidade humana e a pessoa de Jesus Cristo. A educação católica contribui também com a sociedade, pois acrescenta em seus círculos sociais muita sensibilidade ética, humanista e religiosa. 

Todo esse comprometimento e bons frutos obtidos por meio da educação católica nos leva a recordar Santo Inácio de Loyola (1491 – 1556). Seu incomparável método de ensino foi abrilhantado por seu amor pela educação.

 

Santo Inácio e o compromisso com a educação católica

Logo nos primeiros anos após a sua conversão à fé em Jesus Cristo, Santo Inácio já havia decidido que o outrora nobre espanhol, um exímio combatente de cavalaria, seria um personagem do passado. O novo Inácio seria alguém renascido pela fé e teria Nossa Senhora como a sua grande inspiração.

Os combates em que ele se envolveria a partir de então seriam os espirituais. A educação seria a sua grande arma e, por isso, não viu problemas ao se juntar às crianças de uma escola em Barcelona para estudar junto com elas.

Ele terminou os seus estudos, inclusive os de nível superior, dez anos depois. Era o ano de 1534, o mesmo ano em que ele fundaria a Companhia de Jesus, a mundialmente conhecida ordem religiosa jesuíta.

 

Educação católica e a Companhia de Jesus

A Companhia de Jesus ficou marcada em todo o mundo pela sua causa missionária e educacional. Seus membros visavam a salvação do próximo por meio de exercícios espirituais, o ensino do catecismo às crianças e às pessoas de pouca instrução, entre outras práticas, chegando até o ensino de filosofia e teologia nas universidades. Dentre todas as atividades, havia um cuidado muito especial com o ensino que era oferecido aos jovens nas escolas.

Santo Inácio acreditava que era necessário estimular “não apenas os conhecimentos naturais, mas também os ensinamentos da verdadeira religião na mente dos meninos”, os educando também para a fé. Tal posicionamento fez com que Santo Inácio assumisse importante posição histórica com relação à educação católica, sendo o primeiro religioso a considerar a educação de jovens como uma obra primordial a ser exercida por uma ordem religiosa.

  

O método inaciano

Os historiadores contemporâneos reconhecem o grande sucesso das escolas católicas jesuítas. Elas se destacaram como instrumentos para a difusão da educação católica pelo mundo.

Esse êxito é atribuído ao seu método e ao comprometimento dos seus educadores. Antes desprestigiados socialmente, os professores viam motivação na causa de educar para a salvação das almas, assumindo como missão apostólica, e como um dever de honra, a missão de levar a educação a todos os jovens confiados aos cuidados deles.

Para os integrantes da Companhia de Jesus, a educação era tão importante que um dos votos proferidos pelos seus membros dizia “juro por obediência um cuidado especial pela educação dos jovens”. Todos os princípios da Companhia foram relatados por Santo Inácio, sendo repassados por seus sucessores após a sua morte; e foram aprovados pelo Papa Paulo IV.

A quarta parte dos registros fala sobre os princípios que deveriam ser adotados para a educação dos jovens. Com o passar dos anos, e sempre seguindo a vontade original de Santo Inácio, seus sucessores foram aprofundando esses princípios.

O êxito da educação católica seguindo o modelo de Santo Inácio era tamanho que o número de colégios jesuítas cresceu muito pela Europa. Todos eles seguiam inspirados pelo mesmo princípio da Companhia, porém sem um sistema único de educação em comum para todos.

O padre Cláudio Aquaviva, o quarto sucessor de Santo Inácio, reuniu em Roma seis dos mais experientes educadores inacianos europeus para que juntos criassem a coletânea Ratio Studiorum. Ela formalizaria o método de educação da Companhia que seria aplicado em todo o mundo. 

O primeiro parágrafo da Ratio Studiorum define bem sobre como se basearia o método de educação proposto por Santo Inácio:

“Por ser um dos principais ministérios da nossa Companhia ensinar todos os ramos de conhecimento que, de acordo com nosso Instituto, podem ser ensinados, de modo a levar os homens ao conhecimento e amor ao Criador e ao Redentor, o Provincial deve considerar seu dever zelar com toda diligência e empenho para que os frutos que a graça da nossa vocação requer correspondam aos nossos esforços em nossas escolas.”

Analisando todo esse contexto, fica claro perceber que os métodos inspirados por Santo Inácio inspiraram todos os membros da Companhia de Jesus a buscarem o melhor para a educação católica. Eles viam os jovens como pessoas que poderiam portar a mensagem salvífica de Jesus para levá-las a outras pessoas, contribuindo para o crescimento intelectual e profissional de toda a comunidade cristã.  

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